LinkedIn Ads: Como Anunciar - O Guia Completo

Você sabe como anunciar em uma das principais ferramentas de tráfego pago? Confira o passo a passo para anunciar no LinkedIn ADS.

Sumário

Sumário

Compartilhe

LinkedIn Ads: Como Anunciar - O Guia Completo

Uma das maiores vantagens do LinkedIn Ads é que ele permite atingir nichos específicos, como profissionais de nichos técnicos, empresas interessadas em produtos com alto ticket médio e segmentos extremamente específicos ligados ao mundo corporativo. 

Assim, o LinkedIn Ads é uma ferramenta extremamente eficiente para empresas B2B que buscam alcançar outras empresas e profissionais de maneira efetiva e segmentada. Por isso, neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o funcionamento e como anunciar no LinkedIn Ads. Confira!

01) O que é o LinkedIn Ads?

O LinkedIn Ads é a plataforma de publicidade paga do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo com mais de 700 milhões de usuários. Com o LinkedIn Ads, empresas podem criar anúncios altamente segmentados para alcançar seu público-alvo com precisão.

A principal finalidade do LinkedIn Ads é oferecer grandes oportunidades de negócios B2B, permitindo que as empresas alcancem decisores de negócios, tomadores de decisão e profissionais em diferentes setores e níveis hierárquicos. A plataforma oferece diversas opções de segmentação, incluindo cargo, empresa, setor, localização e habilidades, permitindo que as empresas atinjam um público altamente qualificado.

Além disso, o LinkedIn Ads oferece diferentes formatos de anúncios, como anúncios de texto, patrocinados, InMail e anúncios de vídeo, permitindo que as empresas escolham o formato mais adequado para sua campanha e objetivos de marketing.

Assim, o LinkedIn Ads é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam alcançar um público profissional altamente qualificado e gerar leads de qualidade. Com uma variedade de opções de segmentação e formatos de anúncios, as empresas podem criar campanhas altamente personalizadas e eficazes.

02) Por que anunciar no LinkedIn?

 

linked-ads-porque-anunciar

Anunciar no LinkedIn pode ser vantajoso para empresas que desejam fechar novas negociações B2B, pois a plataforma é conhecida por abrigar um público altamente qualificado e com grande poder de decisão. 

Conforme referimos, são mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo, portanto o LinkedIn oferece uma ampla gama de recursos de segmentação que permitem que os anunciantes alcancem o público certo com base em dados demográficos, de trabalho e comportamentais. 

Além disso, a plataforma possui uma grande quantidade de tomadores de decisão, incluindo executivos de alto nível, gerentes e proprietários de empresas, o que pode aumentar as chances de conversão para empresas que oferecem produtos ou serviços B2B. Dessa forma, o LinkedIn Ads pode ser uma opção estratégica para empresas que desejam alcançar um público qualificado e fechar novos negócios no mercado B2B.

A seguir, aprofundamos algumas dessas vantagens de investir no LinkedIn ADS. 

Vantagens da Publicidade no LinkedIn

O LinkedIn é uma das mais poderosas plataformas de negócios e profissionais da atualidade, e tem uma série de vantagens que você pode aproveitar quando se trata de anunciar seu negócio.

1. Atingir Uma Ampla Rede de Profissionais

O LinkedIn tem uma das maiores redes de profissionais do mundo, com mais de 610 milhões de usuários. O número só continua crescendo, e isso significa que você pode alcançar um grande número de potenciais clientes. Além disso, devido ao seu alto nível de segmentação, você pode criar anúncios precisos para qualquer tipo de público-alvo.

2. Alta Qualidade de Leads

Quando se trata de gerar leads, o LinkedIn Ads é a melhor plataforma para isso. O motor de anúncio do LinkedIn permite que você crie anúncios altamente segmentados, para que os leads gerados sejam de qualidade superior. Enquanto você pode gastar mais do que em outras plataformas, a qualidade dos leads é altamente superior.

3. Várias Opções de Anúncios

O LinkedIn Ads oferece várias opções de anúncios diferentes, que permitem que você atinja o seu público de maneiras diferentes. 

Você pode optar por anúncios de texto, imagem, vídeo, carrossel ou trabalhar em campanhas personalizadas. Isso significa que a plataforma oferece a liberdade de criar anúncios personalizados para atingir os seus objetivos de negócio.

4. Ampla Possibilidade de Segmentação

O LinkedIn Ads possui uma ampla possibilidade de realizar as segmentações que você pode usar para direcionar os seus anúncios para o público certo. 

Você pode segmentar seu público por idade, gênero, localização, cargo, interesses e até mesmo profissão. 

Além de criar anúncios altamente personalizados para alcançar seus objetivos, ajuda na redução de custos, já que o seu dinheiro será investido de forma muito mais certeira e de acordo com o seu produto ou serviço.

5. Estratégias de Otimização Automatizada

Uma das coisas mais interessantes sobre o LinkedIn Ads é que ele oferece várias opções de otimização automatizada. Você pode configurar a otimização para maximizar suas conversões, alcançar uma determinada segmentação ou atingir um orçamento predeterminado. Isso significa que você pode ter certeza de que os seus anúncios estão sendo otimizados de acordo com os seus objetivos.

03) Como anunciar no LinkedIn Ads?

Confira um passo a passo detalhado para anunciar no LinkedIn Ads e acertar na escolha do seu público.

1) Acesse sua conta de anúncios no LinkedIn Ads

O primeiro passo é acessar a sua conta de anúncios no LinkedIn. 

Para isso, faça o login normalmente na sua conta no LinkedIn e, no canto superior direito, clique no ícone de “veicular anúncio”.

Depois de clicar, você será redirecionado para o Gerenciador de Campanhas.

2) Crie um grupo de campanhas

criar-conta-linkedin-ads

Já no Gerenciador, você vai ver que existem três níveis que estão dentro de uma mesma conta de anúncios: grupos de campanhas, campanhas e anúncios.

gerenciador-de-campanhas-linkedin-ads

Provavelmente, o seu painel de navegação não estará assim. Se você ainda não tem uma conta, basta clicar em “criar”, selecionar conta e seguir os passos indicados. 

Depois da criação da sua conta, é hora de criar os grupos de campanha. Essa é a categoria maior, que vai abarcar suas campanhas e seus anúncios posteriormente. Da mesma forma, clique em “criar” e “grupo de campanha”.

A tela seguinte é bastante intuitiva: dê um nome ao seu grupo de campanha e, se quiser já veicular os anúncios assim que finalizar a configuração, pode deixar o status como “ativo”. Caso contrário, selecione “Rascunho”, conforme o exemplo.

rascunho-e-inicio-campanha

O LinkedIn, de forma semelhante a grande parte das plataformas de anúncios, permite que você insira uma data de início e de término, ou apenas uma delas. Depois de inserir as informações, clique em “criar”.

Em seguida, você será redirecionado para as suas listas de grupos de campanha. Para prosseguir com a criação do anúncio, é só clicar na que acabou de criar.

3) Defina os objetivos da sua campanha

Depois de selecionar o grupo de campanha desejado, é hora de trabalhar no seu objetivo. 

Procure novamente o botão de “criar” e “campanha”.

Conforme você pode visualizar na tela, o LinkedIn categoriza os objetivos em consciência, consideração e conversões, com objetivos ainda mais específicos em cada um.

Ambas as estratégias têm suas vantagens e desvantagens. O tráfego pago oferece resultados rápidos e direcionados, ideal para campanhas específicas e lançamentos de produtos. 

Já o tráfego orgânico é mais duradouro, sustentável e pode gerar resultados consistentes a longo prazo. O ideal, portanto, é utilizar uma combinação das duas estratégias para obter o melhor resultado possível.

objetivos-de-campanha

Assim, a sua campanha pode, por exemplo, ser direcionada para o aumento de tráfego para o site, geração de leads, etc.

Se você estiver em dúvida sobre qual escolher, fizemos um pequeno resumo para te ajudar.

O conhecimento da marca é indicado para quando você quer que as pessoas somente visualizem a sua empresa, mas não necessariamente executam alguma ação.

A consideração já é mais utilizada se você deseja que, além de conhecer a sua marca, mas também executem uma ação específica, que as faça levar a sua empresa em consideração. As ações podem ser visitas no site, compromisso – caso esteja organizando um evento, ou visualizações de vídeo.

Por fim, temos as campanhas de conversões, que considero o tipo mais eficaz. Isso porque, nessa opção, você pode indicar parâmetros, ações específicas que quer indicar que sejam uma conversão ao seu site. Dentro de conversões, temos a geração de leads, conversões no site e candidatos à vaga. 

Particularmente, gosto de fazer e de indicar campanhas de conversões no site, porque possibilitam uma personalização completa dos objetivos que quero atingir 

Contudo, se essa não for uma opção para você, recomendo que faça as campanhas de visita ao site ou de geração de leads. Em relação ao formato, caso opte por utilizar um vídeo, opte por uma campanha em vídeo.

A partir dessa definição, o LinkedIn ADS vai buscar usuários mais propensos a executarem as ações desejadas para receberem os seus anúncios.

4) Crie o seu público-alvo 

Agora que você já tem o objetivo definido, vamos definir o seu público-alvo. 

Para isso, utilize informações como idade, gênero, localização, cargo e setor, etc. 

Uma das grandes vantagens do LinkedIn, como adiantamos, é a possibilidade de atingir os tomadores de decisões, por exemplo.

publicos-linkedin

Assim, na hora de definir o seu público-alvo, a dica é: seja o mais específico possível – ao invés de Brasil, por exemplo, você pode indicar o seu Estado ou cidade, dependendo do escopo do seu trabalho.

Há categorias que permitem limitar ainda mais, como áreas de estudo ou competência dos usuários. 

Uma observação importante é o uso da segmentação a nível “e” ou “ou”, já que o primeiro tende a restringir mais o tamanho da audiência, enquanto o segundo aumenta essa base de audiência.

Por exemplo, é muito mais fácil encontrar um profissional formado em engenharia OU que tenha uma pós-graduação em gestão, independente da graduação, do que alcançar usuários formados em engenharia E com pós-graduação em gestão. 

Isso porque, no segundo caso, você está exigindo que a pessoa tenha as duas qualificações para que se torne parte do seu público-alvo, o que reduz consideravelmente a audiência.

Nesse sentido, o LinkedIn ADS oferece uma setorização extremamente precisa, se souber como criar o seu público.

segmentacao-e-ou-linkedinads

Na coluna à direita da tela, você poderá verificar todos os resultados previstos com detalhamento do segmento escolhido. 

Podemos dizer que o tamanho do público, deve estar sempre acima de 5 mil pessoas, sendo que o número ideal é entre 10.000 e 100.000 pessoas. 

Contudo, dependendo do seu objetivo, vale a pena testar públicos ainda maiores.

Uma última dica nessa etapa é desativar a ampliação do público, já que pode não ser tão eficaz e ainda consumir uma parcela importante do dinheiro investido.

5) Escolha o formato dos seus anúncios

O quinto passo também é simples: você pode escolher dentre diversos tipos de anúncio, de forma a optar por aquele que melhor se adequa tanto ao que você oferece quanto ao seu orçamento, já que os valores são diferentes.

formatacao-posicionamento-anuncios

Portanto, avalie o que funciona melhor para o seu negócio – anúncio em imagem única, em imagem carrosel, em vídeo, em texto, em destaque, em mensagem ou em conversa.

Confira algumas das principais características de cada um para saber como escolher:

  • Anúncio em imagem única: é aquele anúncio padrão, que aparece quando rolamos o feed. A proporção mais indicada é de 1:1 ou 1080 x 1350;
  • Anúncio com imagem em carrossel: também bastante parecido com o Facebook, onde você vai passando uma imagem de cada vez;
  • Anúncio em vídeo: apesar de ser um pouco mais caro, é uma das campanhas mais eficazes, já que você consegue colocar mais informações e chamar muita atenção, a depender do criativo utilizado;
  • Anúncio em texto: aparecerão ao lado, na parte superior da página do LinkedIn. É um pouco mais barato, mas também mais discreto, portanto pode ser que não valha tanto a pena;
  • Anúncio em destaque: normalmente aparece no canto direito, realmente em uma posição de destaque, e circula somente no computador. Ainda acredito que o anúncio em vídeo seja a melhor opção, mas se não for viável, sugiro investir nesse formato;
  • Anúncio em mensagem: anúncios que serão entregues diretamente na caixa de entrada dos usuários atingidos pela sua campanha. Costumam ser aqueles anúncios de emails que recebemos, como para conhecer algum produto;
  • Anúncio em conversa: embora também entregue a mensagem diretamente na caixa da pessoa, você consegue premeditar alguns passos que são tomados de acordo com a interação do usuário, criando uma jornada até uma etapa final, como agendar uma conversa.

6) Defina a colocação

Na colocação, a nossa única dica é desativar o LinkedIn Audience Network, já que seu objetivo é somente veicular os anúncios em plataformas externas que também são acessadas pelos usuários.

desativacao-ampliacao-de-publico

7) Defina o orçamento e os lances da sua campanha

Indique o seu orçamento diário e total. O orçamento total funciona também como uma segurança maior de que você não esquecerá o anúncio rodando, já que, quando atinge o limite máximo, é automaticamente desativado.

colocacoes-orcamento-e-agenda

Quanto às estratégias de lances, recomendamos que você não selecione a exibição máxima, pelo menos nessas primeiras campanhas. 

Isso porque nessas primeiras semanas você ainda estará testando o algoritmo do LinkedIn ADS, portanto não terá os dados necessários para criar uma boa campanha.

lances-e-conversoes

Assim, opte por começar com o lance manual. Se quiser, pode seguir a recomendação do próprio gerenciador de anúncios, que levará em conta os anúncios semelhantes.

Nesse sentido, nossa indicação é que você comece com esse valor mínimo sugerido e, conforme o tempo, teste outros valores, aumentando de pouco em pouco para medir mais precisamente os resultados.

8) Configure a conversão

Chegamos ao passo mais importante em termos de acompanhamentos de campanha.

criar-conversao-linkedinads

É nesse momento que você vai configurar os parâmetros para que o próprio LinkedIn ADS entregue as métricas e as análises mais precisas – por exemplo, envio de formulário, cliques no site, etc.

9) Instale o pixel LinkedIn Ads (Insight Tag) na sua página de conversão

Ainda na configuração da conversão, insira a sua Insight Tag, ou seja, o pixel LInkedIn Ads na sua página de conversão.

Se você ainda não tem maiores conhecimentos sobre as insights tags, recomendo que assista ao vídeo no nosso canal que explica muito bem tudo que você precisará saber.

Nesse momento, você pode separar em dois passos a instalação do Pixel da Insight Tag

1º passo: instale o Google Tag Manager no seu site. Nos vídeos abaixo, há o passo a passo para fazer essa instalação.

Tag Manager

Google Analytics

2º passo: utilize o Google Tag Manager para integrar as conversões no LinkedIn com o seu site.

Para fazer a instalação, há duas maneiras.

A primeira delas é por meio do Código da Insight Tag. Clique e identifique o partner id, que será o seu código do pixel.

imagem-pixel-codigo-linkedin-ads

A outra maneira que, depois de finalizar as configurações, será mais simples, já que é pela página inicial. Basta clicar em insight tags e o seu código será informado.

Caso não saiba como fazer a configuração da tag no seu site, assista nosso vídeo que ensina o passo a passo.

É nesse momento que ocorre o 2º passo que citamos anteriormente, com o Google Tag Manager.

10) Teste a conversão para garantir que está funcionando corretamente

Finalizado todo esse processo, pode permanecer na configuração da campanha e rolar a página até o acompanhamento das conversões.

Nesse espaço, você poderá avaliar as ações tomadas no seu site depois que os visitantes receberem seu anúncio. Também indica o último sinal recebido, apontando se está em funcionamento ou não.

Não esqueça de verificar se as conversões que você configurou anteriormente estão sendo reconhecidas no Google Tag Manager e se estão sendo exibidas no Google Analytics. 

Essa medida será fundamental para a geração de relatórios no Google Analytics.

11) Crie os seus anúncios

O passo a passo parece longo, mas você verá que, depois de criar o seu público e definir todas as métricas de conversão, os próximos ficarão muito mais simples.

Para criar seus anúncios, basta identificar “anúncios” e depois “criar”. Informe todos os dados requeridos e confira se a pré-visualização está correta.

criacao-de-anuncios-linkedin-ads-gerenciador-de-campanhas

Se todos os dados estiverem corretos e o anúncio estiver aparecendo da forma esperada, é só dar continuidade em criar e depois avançar.

12) Crie públicos personalizados com listas de upload

Não queremos ficar só nos anúncios no LinkedIn Ads básicos, né? Por isso, também vamos te mostrar como criar públicos completamente personalizados para aumentar a sua taxa de conversão.

Se você possuir uma lista de contatos, por exemplo, quando for criar o seu público, pode optar por fazer upload dessas informações, que devem estar organizadas em uma planilha de formato .csv.

upload-de-lista-linkedin-ads

É importante destacar que a lista deve ter no mínimo 300 contatos.

Confira como fazer esse procedimento:

13) Configure o remarketing para públicos que já interagiram com sua empresa

Já se o seu objetivo é fazer esse novo tipo de contato, configurando o remarketing, é ainda mais fácil. 

Na página inicial do LinkedIn ADS, procure a opção “Plano”, selecione “Públicos” e “Criar público”. Chegando nesse ponto, é só informar qual público você pretende fazer o remarketing.

remarketing-linkedin-ads-criacao-de-publico
remarketing-linkedin-ads-criacao-de-publico-02

Uma boa opção é fazer o remarketing a partir do site, ainda mais porque você pode selecionar uma URL específica do seu site, como o carrinho ou check-out, alcançando, portanto, essas pessoas que chegaram até essa etapa mas que, eventualmente, não finalizaram a compra.

14) Crie públicos semelhantes aos seus clientes existentes

Se o seu público tiver mais de 300 pessoas, você pode criar um “lookalike” para alcançar o público-alvo mais próximo dos seus clientes efetivos.

Para isso, ainda em público, selecione aquele que você quer alcançar perfis semelhantes e, em seguida, clique em “criar lookalike”.

lookalike-campanha-linkedin-ads

15) Configure a cobrança e gerenciamento de acesso a terceiros

Por fim, acesse a central de cobrança para ter o controle de todos os seus gastos. 

pagamento-linkedin-ads-opcoes

O LinkedIn ADS vai atualizando a fatura conforme você realiza as ações, o que permite um acompanhamento mais completo e preciso.

Quanto ao gerenciamento de acesso, também permite visualizar todas as funções da sua conta.

16) Verifique todas as configurações e lance a sua campanha 

Agora você já sabe absolutamente tudo que precisa para criar uma campanha no LinkedIn ADS. É só conferir todas as configurações e, finalmente, lançar a sua campanha.

Lembre-se de monitorar e ajustar essas configurações regularmente para obter os melhores resultados.

Você está pronto para anunciar no LinkedIn Ads!

Em conclusão, o LinkedIn Ads é uma excelente opção para quem busca fazer publicidade em uma plataforma voltada para o mundo dos negócios. Com recursos de segmentação poderosos e um grande número de usuários profissionais, é possível alcançar o público certo e obter resultados relevantes para a sua empresa. 

É importante sempre medir os resultados com métricas de conversão para saber se a campanha está sendo efetiva. 

Caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco para marcarmos uma reunião e discutirmos como podemos ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de publicidade no LinkedIn.

Sumário

Confira estes outros conteúdos relacionados

Expanda o seu conhecimento

Acompanhe nossa Newsletters com conteúdos e ofertas exclusivas. Basta inscrever-se ao lado.